top of page

Traça

Hábitos

 

As Traças são insetos, que têm o corpo alongado e filamentos caudais longos e filiformes.

O maior prejuízo econômico fica por conta das espécies que atacam livros e outros materiais.

As traças do livros pertencem à ordem Thysanura, que provém do grego Thysanus(franja) e Oura(cauda). 

E as traças de roupas são da ordem Tineidade. Elas se alimentam de todo tipo de substrato e existem algumas espécies vegetarianas, encontradas sob folhas e galhos de árvores.

 

Ciclo de vida

 

O ciclo de vida da traça de livros é de cerca de um ano. Apresentam hábitos noturnos, quando se alimentam e evitam o contato com a luz, escondendo-se durante o dia.

Já as traças de roupas têm cor clara e medem 1,2 a 1,5cm. Possuem na cabeça tufos de pêlos e antenas, não são atraídas pela luz e escondem-se em locais escuros. Quanto maior a umidade do local onde se encontram, maior é o desenvolvimento que apresentam.

 

As fêmeas depositam de 40 a 50 ovos e morrem logo em seguida. Estes ovos ficam colados às fibras dos tecidos onde as larvas se desenvolvem. Alimentam-se de lã, algodão, penas, linho, seda e fibras sintéticas.

 

Controle

 

Ocorrendo uma infestação de traças de livros, inseticidas deverão ser aplicados, principalmente os de formulação líquidas, em frestas e fendas onde elas se escondem. Procure por casulos em forma de losango nos armários, quadros, colchões, rodapés, estofamento de sofás, cadeiras e etc.

 

As frestas devem ser tratadas com inseticida de ação residual, porém as roupas poderão ser danificadas se tratadas com inseticidas.

 

Medidas Preventivas

 

Para prevenir o ataque das traças de livros, você deve controlar ou eliminar pontos de umidade, evitar o acúmulo de papéis, como jornais e revistas velhas, evitar a entrada de material contaminado e limpar periodicamente os livros.

 

A melhor maneira de prevenir as traças de roupas é mantendo a casa sempre limpa e não manter tapetes e roupas em locais escuros por muito tempo. Lavar sempre as roupas depois de usadas e passar aspirador de pó nos locais de difícil acesso.

 

Essa ordem compreende os insetos mais primitivos, são conhecidas como traças-de-livros ou prateadas. Seu aspecto lembra um peixe prateado, daí um de seus nomes em inglês ser "silverfish". A família de maior importância dessa ordem é a Lepismatidae

Medem no máximo 50 mm de comprimento, são ápteros, possuem corpo deprimido e alongado, com 3 filamentos caudais, olhos compostos reduzidos ou ausentes e antenas filiformes (alongadas). São insetos que se alimentam de matéria orgânica vegetal, e substâncias ricas em proteínas, açúcar ou amido, assim, em residências, atacam cereais, farinhas de trigo (úmidas), papéis que contenham cola (papel de parede, livros encadernados em brochura, etc), e alguns tecidos, raramente atacam roupas de lã e outros produtos de origem animal. Possuem hábitos principalmente noturnos, vivendo em ambientes úmidos e escuros. Escondem-se em frestas de móveis, armários, rodapés e caixas.

Apresentam reprodução sexuada e desenvolvimento ametabólico, a fase jovem diferencia-se da adulta apenas pelo tamanho e maturidade sexual. Dependendo da espécie e clima, os ovos eclodem entre 10 e 60 dias, a fase jovem para a adulta dura entre 2 e 3 meses, sendo o ciclo de vida completo de 1 ano.

Algumas traças adaptaram-se muito bem ao ambiente urbano, consideradas importantes pragas domiciliares, como a Lepisma saccharina. Em museus, bibliotecas, tecelagens, supermercados, hotéis e em muitos outros estabelecimentos comerciais, as traças devem ser monitoradas com rigor, evitando-se infestações severas e danos significativos. Outras espécies também encontradas no Brasil são a Acrotelsa collaris e a Ctenolepisma ciliata.

Ordem Lepitoptera | Subordem Glossata | Superfamília Tineoidea | Família Tineidae

É a ordem das borboletas e mariposas. As traças pertencentes à ordem Lepidoptera representam as traças-das-roupas e as traças de produtos armazenados.

TRAÇAS-DAS-ROUPAS | Família Tineidae

São microlepidópteros, pequenas mariposas pertencentes à ordem Lepidoptera, cuja família Tineidae é a mais representativa, e o gênero Tineola o de maior importância econômica em áreas urbanas

As asas são estreitas e acuminadas, voam pouco e não são atraídas pela luz, como a maioria das mariposas. Sua coloração é clara, medindo aproximadamente 1,5 cm. Apresentam tufos de pêlos de coloração avermelhada na cabeça e antenas mais escuras do que o restante do corpo. A larva tem o corpo esbranquiçado com a cabeça escurecida e, no caso da espécie Tineola uterella (a espécie mais comum), tece um casulo com a aparência de um estojo chato em forma de losango, aberto em ambas as extremidades, que se desloca pelas paredes das residências e, enquanto se alimentam, podem ficar parcialmente cobertas por ele. A alimentação consiste de lã, penas, pêlos, cabelo, couro, poeira, papel e ocasionalmente de algodão, linho, seda e fibras sintéticas. Roupas usadas sujas de bebidas, alimentos, suor ou urina, além daquelas guardadas por muito tempo, são as mais atacadas.

O desenvolvimento é holometabólico (compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto). A reprodução é sexuada e as fêmeas depositam entre 40 e 50 ovos, num período de até 3 semanas, morrendo logo após a postura. Os ovos possuem uma secreção adesiva e aderem-se às fibras dos tecidos das roupas, que eclodem entre 4 e 10 dias, conforme a espécie. As larvas sofrem de 5 a 45 mudas, conforme a temperatura ambiente e o tipo de alimento disponível, esse estágio pode durar de 35 a 87 dias, conforme a espécie. O período de pupa dura de 8 a 40 dias, e a fase adulta dura de 4 a 30 dias, dependendo da espécie.

As mais comuns são a Tineola uterela e a T. bisselieta, que causam estragos consideráveis em peças de lã, tapetes, alguns tecidos, peles, pêlos, etc.

bottom of page